Dicas de como se preparar para os estudos dos filhos no exterior
- raphael062
- 26 de dez. de 2022
- 1 min de leitura

Uma graduação no exterior desenvolve o conhecimento de culturas e idiomas, além daquele específico da área desejada.
Por outro lado, seu filho poderia ter dificuldades para se inserir de novo na sociedade brasileira por falta de amizades e “networking”, por desconhecimento da realidade do país ou por dificuldades no reconhecimento do diploma estrangeiro. E pode ser inviável permanecer no exterior.
Sua expectativa financeira deve ser obter uma remuneração efetiva em dólares do capital poupado durante quatro anos. Tudo deve ser feito de forma legal e com recursos de origem comprovada para poder usá-los tranquilamente no exterior. Assim, seu foco de fato pode ser tanto investir bem no Brasil em reais de forma que o montante obtido após quatro anos possa gerar o capital desejado em dólares, quanto iniciar um investimento no exterior em dólares.
Pessoas residentes no Brasil podem legal e periodicamente remeter recursos para investimentos no exterior. A cada envio, deve-se conhecer a taxa de câmbio, a alíquota vigente do IOF e o encargo bancário. Tal valor, que pode decrescer com a quantia remetida, desestimula o envio de parcelas pequenas.
É preciso também observar a legislação quanto à cobrança de tributos por aplicações no exterior e quanto à declaração de capitais brasileiros no exterior. Por outro lado, o relacionamento com um banco nos EUA pode favorecer a concessão de crédito naquele país no futuro.
Fonte: planejar.org.br








Comentários